A terceira maior plataforma de delivery de comida do Brasil foi criada em Maringá. O Aiqfome está hoje em oito estados. Esse é só um dos exemplos de empresas bem sucedidas da cidade que começaram como “startups”, que vem ganhando importância no setor de tecnologia e acaba de ser incluída em mapeamento nacional de empresas do ramo, feito pela Associação Brasileira de Startups, a ABStartups.
O mapeamento tem o objetivo de destacar pólos de inovação que não ficam nos grandes centros urbanos. Já foram mapeadas 24 cidades e no Paraná, apenas Maringá e Londrina constam no relatório até agora. O material foi produzido com a colaboração da própria comunidade local de startups.
O relatório reúne dados de 30 startups maringaenses e informações relevantes para a comunidade. Ali os membros encontram tudo o que é necessário para entender o mercado de tecnologia na região e onde podem conseguir apoio financeiros e técnico para dar continuidade aos projetos.
“A ideia de comunidade vem do Vale do Silício, berço das principais startups do mundo. O brasileiro é muito individualista e dentro de comunidades pode perceber que a união é muito mais eficiente na solução de problemas que as empresas possam ter”, explica o coordenador regional de startups do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.
Além da ideia de comunidade, onde há colaboração entre as empresas, o mundo das startups também têm o conceito de “ecossistema”. Assim como na natureza, Nickolas explica que dentro de um ecossistema de startups uma parte não pode funcionar sem a outra, “tudo está interligado”. Fazem parte dos ecossistemas de startups os órgãos de incentivo e pesquisa na área de tecnologia, lideranças e aceleradoras.
“Maringá é uma cidade-polo de startups, como muitas outras no Estado são. Mas aqui tem alguns diferenciais importantes, como a presença de duas boas aceleradoras (organizações que investem em startups), boas universidades e uma incubadora de tecnologia. A cidade já era referência em empresas de software e agora está indo além, se tornando referência em um modelo mais amplo de economia digital”, diz o coordenador.
O levantamento mais recente feito pelo Sebrae/PR aponta que Maringá tem 42 startups formalizadas e pelo menos outras 205 em fase de ideia ou estudo. “É um mercado muito dinâmico, onde as empresas abrem, fecham ou mudam de nome a todo momento”, conclui Nickolas.
Comunidade local está entre as Top 10
A comunidade Redfoot de startups da região norte do Paraná foi eleita uma das dez melhores do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O ranking faz parte do Prêmio Startup Awards, promovido pela ABStartups e considerado o “Oscar” do setor. A edição de 2018 teve 22 mil indicados, distribuídos em 11 categorias, e uma delas a de comunidade. A escolha das melhores é definida por voto popular.
Conheça algumas das startups de Maringá
Para quem já ouviu muito sobre elas, mas ainda está em dúvida, “startups” são empresas inovadoras ligadas à área de tecnologia que têm um alto potencial de crescer em pouco tempo. Conheça algumas dessas empresas listadas pela ABStartups e pelo Sebrae/PR:
- Voltado para atletas iniciantes e para o desenvolvimento em equipamentos para pessoas com algum tipo de deficiência física ou motora (inclusão).
- Aplicativo para a gestão de propriedades rurais.
- Aplicativo que reúne restaurantes e lanchonetes que fazem delivery e recebem pedidos pela internet.
- Realiza a integração de produtos, pedidos, estoque e preço com diversos Marketplaces. O lojista cadastra o seu produto apenas uma vez e o estoque é atualizado nas demais plataformas dos Marketplaces automaticamente.
- Plataforma para criação de sites de casamento.
- Empresa que oferece um sistema de pagamentos internacionais pela internet.
Veja a matéria completa com todas as startups no Maringá Post.